in

Vinagre na horta para controle de pragas, isso você não sabia.

Hoje vamos dar aquela dica para quem curte plantar sua hortinha caseira no quintal de casa ou mesmo horta vertical nas paredes do mudo.

Vamos falar sobre os benefícios do vinagre nas nossas plantações. Estamos sempre à procura de algum produto que possa auxiliar nos problemas diários que surgem durante o cultivo de hortaliças e legumes ou frutos, na horta, sem afetar a nossa saúde.

 Existem muitos produtos à nossa disposição no mercado, e um deles muito eficiente, está na nossa cozinha, temperando nossa comida. Estamos falando do o vinagre.

O vinagre é um produto obtido através de duas fermentações, alcoólica e acética. Na alcoólica ocorre a transformação do açúcar em álcool e na acética, ocorre a transformação desse álcool em ácido acético, que venha servir para consumo e outras finalidades. Qualquer matéria prima que contenha açúcar pode ser transformada em vinagre, como por exemplo a cana de açúcar, uva, maçã, batata, cevada etc.

As cinco utilidades do vinagre na nossa horta

1 ─ Afastar animais: o cheiro do vinagre afasta animais para longe das hortas. Os gatos cachorros, coelhos e roedores, simplesmente fogem do cheiro do vinagre. Se o seu problema é horta bagunçada por causa desses bichos, basta colocar um pouco de vinagre no pulverizador e passar nas plantações da horta, os animais irão ficar longe delas.

2 – Espanta as formigas: o vinagre é um inseticida orgânico muito eficiente, e as formigas não suportam seu cheio forte. Quando perceber a presença de formigas devorando suas plantas, basta pulveriza-las com vinagre e você ficar livre das formigas. Repita o procedimento duas vezes na semana.

3 – Combater ervas daninha: um dos maiores problemas na horta, são as ervas daninhas. Essas ervas simplesmente impede o crescimento de suas plantas na hora, ela suga para ela todos os nutrientes da terra, e deixa as plantações da horta sem força para crescer.

Adicione uma xícara de sal, duas colheres de sopa de sabão de coco raspado ou líquido, uma colher de sopa de suco de limão em um recipiente. E acrescenta 5% de vinagre branco, misture bem os ingredientes e coloque

num pulverizador. Por fim, pulverizar toda erva daninha que encontrar na horta.

4 – Combate de fungos: plantas não cresce direito, têm algumas manchas

escura nas folhas e caules? Provavelmente, foram afetadas por fungos. O vinagre branco, é um ótimo remédio para combate de fungos. Faça um pouco de chá de camomila e adicione duas colheres de chá de vinagre branco. Agora é pulverizar as plantas, e os fungos já eram.

Para plantas de flores, combine 4 litros de água, 3 colheres de sopa de vinagre de maçã, e pulverize-as.

5 – Afastar a mosca da fruta: o vinagre ajuda a afastar alguns insetos que atacam as plantas, um desses é a mosca das frutas. Você já deve ter colhido alguma fruta, e ao cortar, ter presenciado a presença de larvas. Essas são larvas da mosca da fruta, que depositam seus ovos nos frutos quando eles ainda estão em fase de crescimento, e com o tempo, eles dão origem as larvas, que futuramente se tornarão uma nova mosca, e assim segue infestando suas plantações. Parece esses insetos, você pode fazer armadilhas com o vinagre.

Vinagre na horta para controle de pragas, isso você não sabia

Ingredientes:

uma xícara de água, meia xícara de vinagre de maçã e, meia xícara de açúcar;

Como fazer e usar:

Pegue um a garrafa, pode ser mesmo, uma pet. Faça um ou dois furos na garrafa, na parte superior, por onde as moscas possam entrar. Coloque os ingredientes na garrafa, dê algumas chacoalhadas para misturar o produto.

Por fim, pendure nas árvores de frutos que você tem a sua horta. As moscas irão se deliciarem com a mistura e deixaram as suas frutas em paz.

Vinagre na horta para controle de pragas, isso você não sabia

Com essas cinco dicas, você já vai poder ver um resultado melhor no cultivo de sua horta, e logo terá ótimos frutos e leguminosas.

What do you think?

71 points
Upvote Downvote

Deixe uma resposta

Loading…

0

Comentários

0 Comentários

Ela tem as mesmas temperatura e luminosidade, uma composição muito parecida e quase a mesma idade da nossa estrela.

Cientistas encontram estrela Irmã gêmea do Sol a 184 anos-luz da Terra